Talharim ao molho de camarão com catupiry

Talharim ao molho de camarão com catupiry

Preparo do prato
Lave e cozinhe um quilo de camarão sem casca. Não precisa fritá-lo, só cozinhá-lo na água, pois, como o molho é branco, o camarão não precisa ficar muito corado.

Escorra a água e nada de colocar sal ou temperos. Misture ao camarão a quantidade de uma caixinha de creme de leite (a de papelão) e um pote (ou saco) do catupiry.

Leve ao fogo e acrescente a gosto queijo parmesão ralado. Se o molho ficar ainda muito concentrado, pode diluí-lo com um pouco de leite. Para realçar o sabor, pode colocar um pouco de pimenta do reino branca em pó.

Novamente interrompendo a receita, uma dica para se conseguir um camarão bem vermelho: é preciso que o mesmo, ainda cru, seja seco com um pano e frito em bastante óleo muito quente.

Você sabe fazer macarrão?
Eu escrevo para quem não entende chongas de cozinha, então vou ensinar. Talharim é o macarrão mais achatado. Espaguete é o mais roliço.

No caso de nossa receita escolhi talharim.
Numa panela grande coloque água filtrada e algumas gotas de azeite (para o macarrão não grudar). Ferva-a até o ponto de ebulição coloque o talharim.

Cozinhe até ele ficar macio. Leva uns dez minutos. É só você provar um fiapo para se certificar.
Em ponto de fervura, mantenha o fogo baixo,

por duas razões: A água não chegará além de 100 graus centígrados se você aumentar o fogo, gastando apenas mais gás. Existe o risco de você se distrair, a água espumar, subir, escorrer da panela, apagar o fogo e o gás começar a escapar.

Enquanto ferve o macarrão, noutra panela ferva água e sal. Ao conseguir o macarrão al dente, escorra-o e o lave com a outra água, já temperada.

Isto é para que o macarrão solte aquela água branca que fica nele após fervura. Depois coloque o macarrão na sua tigela preferida e jogue o molho de camarão por cima.

Caso queira esquentar em microondas, cuidado: se demorar muito, você vai secar o macarrão e o molho. É melhor fazer e comer logo…

Acompanhamento
Para ser politicamente correta, eu indico verduras: rúcula, agrião, folha da couve ou brócolis (depois ensino a fazer couve e brócolis…).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *